Que tal uma aula diferente?

Surpreenda seus alunos com uma aula diferente e eles irão guardar aquele momento para o resto de suas vidas. Me lembro de uma aula, já na faculdade, em que a professora (Áurea Dias) utilizou a música "Esquadros" de Adriana Calcanhoto. Me lembro que ela fez uma leitura maravilhosa é de ficar atônita com uma aula tão maravilhosa. Tenho certeza que jamais me esquecerei daquela aula. Vale a dica: use a referida música na aula de Geografia do Ensino Médio, você pode trabalhar temas como: A importância da leitura de mundo; ver as várias comunidades e refletir sobre seus problemas. Veja abaixo a letra da música e observe as partes em grifo.Como avaliação faça uma discussão acerca do tema com toda a turma e ouça a análise deles.  Boa aula!

Esquadros
Adriana Calcanhotto
Composição: Adriana Calcanhoto

Eu ando pelo mundo
Prestando atenção em cores
Que eu não sei o nome
Cores de Almodóvar
Cores de Frida Kahlo
Cores!
Passeio pelo escuro
Eu presto muita atenção
No que meu irmão ouve      
E como uma segunda pele
Um calo, uma casca
Uma cápsula protetora
Ai, Eu quero chegar antes
Prá sinalizar
O estar de cada coisa
Filtrar seus graus...


Eu ando pelo mundo
Divertindo gente
Chorando ao telefone
E vendo doer a fome
Nos meninos que têm fome...

Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle...

2 comentários:

  1. Eu lembro dessa aula . Foi maravilhosa mesmo.
    Na maoiria, as aulas dela, eram as melhores do curso. Tenho saudades!!
    Se antes eu já gostava da música esquadros, depois da aula ela se tornou uma das minhas preferidas ;

    beijo, Lu !

    ResponderExcluir
  2. Professora Luciana Souza29 de novembro de 2010 às 10:21

    A professora Áurea é sem igual! Aulas maravilhosas!

    ResponderExcluir