Dicas para começar a elaborar sua monografia.



Ao redigir o texto é recomendado não utilizar a "primeira pessoa". A linguagem deve ser clara e expositiva, inclusive no desenvolvimento do texto, onde se apresenta o pensamento do autor sobre o assunto. A opinião emitida deve ter sempre um caráter geral.
Escrever de maneira impessoal, preferindo palavras simples, usando frases curtas, ser objetivo é de grande importância numa monografia. Lembre-se que outras pessoas precisam entender o que você escreveu em seu trabalho. 
É também importante escrever em português correto, nas dúvidas consultar o dicionário, e quando possível solicitar a uma outra pessoa para fazer as revisões necessárias e peça ainda para fazer comentários sinceros no sentido de ajudá-lo a descobrir os pontos onde poderia-se melhorar. Ler o que foi escrito e quando necessário, reescrever.
È importante, antes de iniciar a digitação da monografia ou da tese, fazer o seu planejamento no Programa Word, ou similar, estabelecendo os padrões principais, tais como: tipo de fonte, tamanho do corpo da letra, margens, entrada de parágrafos e espaços entre parágrafos, etc..
Outra dica é anotar todas as referências que você citar na monografia, isso facilitará o trabalho na hora de finalizar. Caso use endereços eletrônicos dê preferência por aqueles que têm a extensão Educacional (Edu) ou que sejam confiáveis como o site do (IBGE), nada de utilizar blogs de pessoas desconhecidas (sem formação adequada para tratar do tema), afinal seu trabalho tem caráter cientifico.
Evite usar também imagens da Internet , prefira tirar as fotos você mesmo, assim, as pessoas terão a impressão de que você realmente pesquisou, teve empenho e trabalho. 

Bom trabalho!
Espero tê-los ajudado!
Professora Luciana Souza




Nenhum comentário:

Postar um comentário