Atividade de fuso horário para o 6º ano do Ensino Fundamental II




1- A distância, em graus, entre Brasília e Roma é de 45°. Se em Brasília são 15 horas, que horas são em Roma? Lembre-se de que o horário, em Roma, está sempre adiantado em relação ao de Brasília.

a) 10 horas   b) 11horas   c) 12 horas     d) 18 horas

2- Madri e Santiago estão 60° distantes. Se em Madri são 10 horas, que horas são em Santiago? Lembre-se de que o horário, em Santiago, está sempre atrasado em relação ao de Madri.

a) 6horas   b) 7 horas      c) 12 horas     d) 13 horas



Utilize o mapa de fusos horários do Brasil para responder as questões a seguir:



3- Quantos fusos horários o Brasil possui?
4- Explique porque foram traçados limites práticos no mapa?
5 - O horário da sua cidade está atrasado quantas horas em relação ao fuso horário de Greenwich?


6- Se na Bahia forem 6 horas que horas serão em:

a) Acre
b) Brasília 
c) Fernando de Noronha 
d) Roraima
e) São Paulo

7- As amigas Milena e Maria Clara que moram em Pernambuco resolveram passar férias em Manaus no Amazonas. As duas saíram de Pernambuco às 11 horas, sendo que a viagem de avião durou 4 horas. Considerando o fuso horário do Brasil, que horas as amigas chegaram em Manaus? Lembre-se de somar a duração da viagem.


8 - São 9:00 horas em Minas Gerais, que horas são em Rondônia?
9-São 8:00 horas no Mato Grosso do Sul, que horas são na Bahia?


Aprenda mais brincando!

Clique no link e jogue! http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9525/fusos.swft



Bom aprendizado!

RESPOSTAS
1) 18 horas.
2) Letra a) 6 horas
3) Três fusos horários.
4) Os limites práticos foram criados para que uma mesma cidade não possua horários diferentes e assim, respeitando as fronteiras.
5) [No meu caso] Juazeiro na Bahia está atrasado três horas.
6) a) 5 horas.  b) 6 horas.  c) 7 horas.  d) 5 horas.  e) 6 horas.
7)  11h- 1h= 10 horas mais 4 horas da viagem= 14 horas.  Milena e Maria Clara chegaram a Manaus às 14 horas.
8) 8 horas.
9) 9 horas.